quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Prefeitos e deputados avaliam anúncio sobre duplicação completa da PR-445


Já sobre inclusão do contorno leste, políticos adotam tom de cautela antes de assinar documento que será encaminhado ao Ministério da Infraestrutura incluindo obra no futuro leilão do pedágio.

Para o deputado estadual Thiago Amaral (PSD), a região de Londrina tem a opção de fazer escolha da obra do Contorno Leste e deverá arcar com as consequências positivas e negativas da obra de infraestrutura.

O deputado Tercílio Turini defende que o impacto do custo do pedágio será pequeno diante do benefício de desviar o fluxo de caminhões da região central de Londrina.

Questionado sobre a assinatura, o prefeito de Arapongas e prefeito da Amepar, Sergio Onofre, disse que ficou acordado entre os membros da associação de municípios que devem avaliar o impacto do Contorno Leste antes de assinar o ofício. Por isso, não houve adesão instantânea.

A obra do Contorno Leste não estava prevista no escopo do modelo definido pelo Governo Federal no Anel de Integração e foi desaconselhada por órgãos técnicos que avaliaram o fluxo de veículos. Entretanto, caso seja incluída, poderá impactar em cerca de R$800 milhões, ou 10% no valor final da tarifa em todo o lote 3.

Para o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais  do Paraná) Fernando Moraes o desafio da inclusão grande, mas cabe a sociedade avaliar os prós e contras para o desenvolvimento econômico da região.

Já o secretário de infraestrutura do Estado, Sandro Alex,  apresentou o documento assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD) favorável ao Contorno Leste e disse que só irá encaminhar o ofício à Brasília com assinaturas de deputados e prefeitos da região.  

cbn londrina

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